1 - Introdução

Como vimos ao longo do curso, o instrumento Project Finance no Brasil ainda não está em estágio de maturidade como em outros países mais desenvolvidos.

No entanto, muitas operações de infraestrutura foram realizadas ao longo das últimas três décadas com destaques para os setores de energia, telecomunicações, logística, hospitais, serviços públicos e até mesmo comércio como shopping centers.

A seguir, apresentamos alguns exemplos de aplicação de Project Finance no país, com suas respectivas empresas (SPE/EPE) formadas para operar as concessões:

Ponte Rio Niterói – Ponte S.A.
Usina Hidrelétrica de Machadinho – MAESA
Usina Hidrelétrica de Itá – ITASA
Rodovia Presidente Dutra – NovaDutra
Rodovia Anhanguera e Bandeirantes – AutoBAn
Campo Petrolifero de marlim – MARLIM
Açucareira Vale do Rosário – Carbon Finance
Shopping – Pátio Higienópolis Shopping

Ao longo deste módulo vamos estudar um caso de aplicação no Brasil que é considerado, junto com os acima citados, de grande importância pelas contribuições que ofereceu na estruturação de Project Finance bem como no seu pionerismo e nas soluções inovadoras que sponsors, financiadores e advisors criaram. Trata-se da Rodovia Ponta Grossa - RODONORTE (SPE).

Cabe registrar que todas as informações deste projeto são públicas e obtidas nos prospectos/memorando de oferta de lançamento de debentures e ações, além dos sites das empresas emissoras e bancos financiadores e foram apresentadas no livro Project Finance no Brasil (Bonomi, Cláudio A. e Malvesi, Oscar – Editora Atlas, 2008).

O caso nos ajuda a compreender melhor toda a teoria tratada ao longo do curso. A todo momento, vamos deparar com temas e termos estudados. Assim, aproveite a oportunidade para voltar aos outros módulos para relembrar os seus conceitos e fixar o conteúdo.

Copyright © 2014 AIEC.