4 - Aprenda a dar sentido ao que é lido

Espera-se que o leitor atento processe, critique, contradiga ou avalie a informação trazida pelo texto, que dê sentido e significado ao que lê. Para isso, ele deve utilizar-se das estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.

A título de exemplo, faremos uma simulação de como nós, leitores, recorremos a essas estratégias no processo de construção de sentido. Selecionamos o miniconto intitulado História malcontada, de Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro Contos plausíveis.

Nossa atividade de leitores ativos, que interagem com o autor e o texto começa com antecipações e hipóteses construídas com base naquilo que conhecemos sobre:

O título faz parte do texto e, ao nos depararmos com ele, fazemos antecipações, levantando hipóteses, que, durante a leitura, serão confirmadas ou rejeitadas.

Nesse caso, as hipóteses serão reformuladas e, de novo, testadas. A nossa atividade de leitor baseia-se em conhecimentos que guardamos na memória sobre a língua, o mundo ou outros textos e que serão retomados durante a leitura.



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