O texto que analisamos pertence ao gênero charge, cujo objetivo é a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico.

Outro elemento bastante importante para a leitura desse texto é o título, que nos remete a outro gênero que conhecemos, que é o jogo dos erros. Normalmente, esse tipo de jogo é encontrado em jornais e revistas e são classificados como passatempo.

A pergunta “Quantos erros existem na imagem abaixo?” conduz o leitor a avaliar a imagem e supor que realmente existem erros: um urso polar numa região desértica, com sol escaldante. No entanto, a resposta que aparece no canto inferior da figura: “Resposta: Nenhum” – que, apesar de estar escrita em ordem inversa ao que se lê, permite uma leitura rápida e eficiente –, leva o leitor a rever o texto e, com base em seus conhecimentos prévios, reformular sua leitura. É sabido que o planeta está sofrendo com o aumento de temperatura. O aquecimento global é um fato. Com base nisso, é possível aceitar que, por causa das altas temperaturas no planeta, a situação retratada no texto se concretize.

A informação sobre o meio no qual o texto foi veiculado complementa a leitura e a produção de sentido: o site www.humortadela.com.br. Sabemos que essa inscrição é um endereço na internet e o jogo que se faz com as palavras humor e mortadela, misturando as duas, remete-nos ao que é engraçado e muito consumido.

Todos esses conhecimentos constituem diferentes tipos de contextos, ou seja, para que os significados do texto se tornem claros, é preciso levar em conta, tanto na fala como na escrita, o uso de inúmeros recursos, muito além das palavras e imagens, que compõem o texto e as experiências que o leitor tem.



Copyright © 2009 AIEC