É muito comum o leitor se deparar com textos que não registram todas as informações necessárias para a compreensão. Nesse momento é que o leitor deve demonstrar a habilidade de ler o que não está escrito, de modo que consiga compreender efetivamente o texto. Daí vem a famosa expressão “ler nas entrelinhas”.

Essas informações que não são ditas pelo autor, embora o texto ofereça indícios para que possamos identificá-las, são conhecidas como informações implícitas ou subentendidas.



Implícito
é algo que está envolvido no contexto, mas não é expresso claramente, está apenas sugerido.

O leitor atento é aquele que percebe os implícitos. Essa habilidade é exigida em qualquer tipo de texto, até mesmo uma simples frase. Assim, quando ouvimos o noticiário avisando que “O tempo em todas as regiões continua chuvoso”, temos uma informação explícita: no momento da fala, o tempo é de chuva. Entretanto, o verbo “continuar” deixa perceber algo que não foi dito, uma informação implícita: o tempo já estava chuvoso.

Você é um leitor atento? Faça o teste e descubra.

Se você acertou a questão, é um sinal de que já desenvolveu habilidades de percepção dos implícitos. É um grande passo para a compreensão e interpretação de textos. Se você errou, não quer dizer que não saiba identificar os implícitos de um texto, mas talvez seja necessário dedicar um pouco mais de atenção à leitura.



Copyright © 2009 AIEC