É interessante notar que quanto mais entendemos o contexto, melhor compreenderemos e interpretaremos os textos. Sendo assim, quanto mais soubermos sobre o contexto em que se passa o diálogo entre Mafalda e sua mãe, mais engraçada nos parecerá a tira.

Analisemos outras informações importantes para compreendermos o humor da tira. Vejamos:

  • sabemos que a liberdade de imprensa é um direito que garante a veiculação de notícias e informações sob os mais variados enfoques, incluindo sociais, econômicos e políticos em qualquer tipo de mídia, seja impressa, televisiva etc.;
  • talvez você não saiba, mas Mafalda é uma personagem famosa por seu senso crítico em relação a questões sociais e políticas e, portanto, conhecedora do direito de liberdade de imprensa;
  • Mafalda é uma criança de apenas 8 anos, que odeia a injustiça, a guerra, as armas nucleares, o racismo, as absurdas convenções dos adultos e, obviamente, a sopa.

Com essas informações, podemos perceber que a tira se torna ainda mais engraçada se considerarmos a reação exagerada de Mafalda ao “culpar” a liberdade de imprensa por uma eventual infelicidade no cardápio de casa. Provavelmente, uma criança comum iria resmungar, esboçar uma reclamação ou uma simples careta, demonstrando o seu desagrado, mas jamais evocaria a liberdade de imprensa.



Copyright © 2009 AIEC