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Resumo O leitor atento não lê do mesmo jeito os diferentes tipos de textos. Ele deve ter a capacidade de adaptar os procedimentos de leitura a cada tipo de texto, conforme a natureza das informações apresentadas e a abordagem dos assuntos. Alguns textos não registram todas as informações necessárias para sua compreensão e interpretação, o que exige do leitor a habilidade de “ler nas entrelinhas”, desvendando os implícitos com base nos dados explícitos e nas informações do contexto. Se o leitor não consegue desvendar os implícitos, fica limitado ao entendimento literal do texto e não compreende as pistas, aquilo que é apenas sugerido. A leitura de diversos textos, sobretudo os humorísticos – por exigirem agilidade de raciocínio e capacidade analítica – é um bom exercício para a aquisição da prática de percepção dos implícitos. Isso porque quanto mais você lê, maior será sua bagagem de informações e, conseqüentemente, melhor percepção você terá do contexto, tornando mais fácil a compreensão do texto. Chamamos de pressupostos as idéias não escritas no texto, mas que são perceptíveis ao leitor devido às palavras contidas nas frases. O pressuposto em um texto funciona como uma informação que busca sustentar o que está sendo dito pelo narrador e deve ser tomado como verdade absoluta. Esse recurso é muito utilizado pelos autores quando querem passar informações sem, contudo, comprometerem-se. Assim, deixam para o leitor a responsabilidade de tirar suas próprias conclusões. Pressupostos e implícitos são recursos freqüentes utilizados por autores no momento da elaboração de seus textos. Para garantir uma boa leitura, você precisa estar atento a situações em que apenas a apreensão do sentido literal não é o bastante para a compreensão do texto. |
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