No caso do anúncio da Bom Bril, perceber a relação entre os dois textos é bastante simples. A questão é saber qual o motivo de o autor do anúncio desejar que ela seja feita por todos aqueles que lerem seu texto publicitário.Como você pode perceber, continuamos no campo dos significados implícitos, aqueles que, embora não ditos, são sugeridos para que o leitor se encarregue de estabelecer conclusões sozinho.
Leia, agora, o anúncio a seguir e tente identificar a intertextualidade.

A intertextualidade aqui está evidente: a referência a um sapatinho de cristal que teria enlouquecido um príncipe. É muito difícil encontrar alguém que, na infância, não tenha ouvido a história da Gata Borralheira ou Cinderela.

Qual pode ser o significado que o autor pretendeu sugerir com a construção dessa intertextualidade? Indique (V) se a afirmativa for verdadeira e (F) se for falsa.

Viu só? É exatamente nesse tipo de raciocínio que a propaganda investe e ele é todo construído a partir dos implícitos estabelecidos pela intertextualidade. A questão, na realidade, não é perceber ou não a existência de uma relação intertextual. O que ocorre é que o sentido do texto é construído a partir do estabelecimento dessa relação e se você não for capaz de identificá-la, não conseguirá entender o sentido do texto que está lendo.



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