Módulo Gramática
Fichamento
Como
podemos elaborar um fichamento? Vejamos alguns passos:
•
Identificar o tema do texto: tema é o assunto do qual se fala.
O tema é geralmente muito amplo (por exemplo: Eutanásia).
•
Assim, o autor escolhe um objeto de pesquisa no interior desse tema
(por exemplo: A Eutanásia e o direito à vida).
O objeto constitui, assim, uma especificação do tema.
•
Identificar o problema que o autor se propõe a resolver: todo
texto parte de uma questão, ainda que ela não se encontre
colocada de maneira explícita no início do texto. O
problema é a motivação, aquilo que levou o autor
a escrever um dado texto (também pode ser chamado de objetivo).
O autor pode, por exemplo, indagar: A eutanásia realmente
deve ser proibida porque ninguém pode violar o direito à
vida?
•
Identificar a(s) hipótese(s) com que o autor trabalha: hipótese
é a resposta dada ao problema. Podemos supor que, no exemplo
acima, o autor formule a hipótese de que “com a legalização
da eutanásia, um hospital poderá utilizar o espaço
que um paciente desenganado está ocupando para atender a alguém
que tem reais chances de sobrevivência”. Ele poderia,
porém, trabalhar com outra hipótese, contrária
à legalização da eutanásia, e o autor
poderia afirmar que “o direito à vida é inviolável
e não se justifica a economia ou a intransigência quanto
a um paciente terminal ou em estado vegetativo”.
Como
você pode verificar, essa hipótese, de que “o direito
à vida é inviolável”, é completamente
distinta da anterior, que é favorável à legalização
da eutanásia. Ou seja, hipótese é mais do que
uma opinião, é mais do que um mero “eu acho”:
é preciso apresentar dados e informações pertinentes
para sua comprovação. De forma que a hipótese
é sempre provisória, pois, se o autor não reunir
elementos suficientes para demonstrá-la, significa que ela
não responde o problema e deve ser reelaborada.
•
Identificar os argumentos principais: o autor precisa recorrer a uma
série de elementos para demonstrar sua hipótese. Esses
elementos podem ser teóricos (conceitos) e empíricos
(dados quantitativos e qualitativos)
•
Identificar os argumentos secundários: são elementos
que servem de apoio/complemento aos principais.
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