Resumo

A leitura é um processo dinâmico entre o leitor e o texto propriamente. Assim, o leitor é ativo na construção do significado do texto a partir do que está buscando nele, dos conhecimentos que já possui a respeito do assunto, do autor e do que sabe sobre a língua.

A leitura fluente envolve uma série de outras estratégias, isto é, recursos para construir significado, para se alcançar rapidez e apreensão. É importante, pois, não apenas ler as idéias, mas identificar o tema, o assunto de que fala o texto: é preciso compreender aquilo que o autor disse.

Quando alguém escreve, expõe uma idéia e busca demonstrar a validade, a coerência dessa idéia, ou seja, defende uma tese a partir de uma hipótese, demonstrando com argumentos e conceitos a validade das idéias sobre determinado assunto ou tema.

“Título”, “tema” e “tese” não são sinônimos e apesar de serem partes de um mesmo tipo de composição, são elementos bem diferentes. O tema é o assunto, já delimitado, a ser abordado; a idéia que será defendida e que deverá aparecer logo no primeiro parágrafo. O título é uma expressão (ou apenas uma só palavra) centrada no início do trabalho; ele é uma vaga referência ao assunto (tema). E a tese é o enfoque que dará suporte à discussão de determinado tema, podendo ser uma idéia ou várias idéias.

Cada leitor tem sua própria marca, seu estilo. Cada pessoa tem seu próprio mundo de compreensão e experiência historicamente condicionado, no qual interage a partir de seu ponto de vista. O mundo de um não é idêntico ao mundo do outro: é uma visão de realidade que não se repete. E a interpretação pode ser ampliada e oferecer outras oportunidades de visão, ou seja, outras leituras.



Copyright © 2009 AIEC