|
Bem, vamos analisar a publicidade do jornal Diário do Grande ABC, que você acabou de visualizar e analisar. Podemos perceber, inicialmente, que há vários indícios “sugeridos” pelo anunciante e que não estão explícitos no texto. Esses indícios podem nos levar a entender e apreender o tema e a tese de qualquer tipo de texto, mesmo os não-literários, como é o caso destes anúncios. A partir disso, podemos ver as relações estabelecidas entre a tese e as idéias, ou os argumentos que nos são sugeridos para sustentá-la. Ou seja, nos anúncios do Diário do Grande ABC há vários indícios, como a foto do animal em questão, e a sugestão de uma “idéia” associada a essa imagem, como o que está explícito no item (f) do exercício: as imagens escolhidas para os anúncios fazem inferência a idéias já conhecidas do grande público, por exemplo, associando a imagem da avestruz com a idéia de um animal que “se esconde”; da zebra, com a idéia de ”um resultado inesperado” ou a idéia de “dar errado ou de fracasso” e a imagem do lobo com a idéia de “traidor e devorador”. O próprio autor, seja de uma história em quadrinhos, uma peça publicitária, um texto literário ou um filme, deve oferecer os elementos para que o leitor identifique a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la, ou seja, o autor deve ter em mente a noção de que o seu ponto de vista sobre determinado assunto será percebido pelo leitor por meio dos vários procedimentos utilizados na exposição de seus argumentos e deverá trabalhá-los para que o leitor os apreenda. |
Copyright © 2009 AIEC |