2 - Relações entre tema e elementos no texto

O tema é o eixo sobre o qual o texto se estrutura. A percepção do tema responde a uma questão essencial para a leitura: o texto trata do quê?

Espera-se, com isso, verificar a capacidade de o leitor construir o tema do texto a partir da interpretação que faz dos recursos utilizados pelo autor (como o uso de figuras de linguagem, de exemplos, de uma determinada organização argumentativa, o uso de imagens ou elementos não verbais, dentre outros).

Se o leitor não consegue fazer essa construção, significa que não percebe o texto como um todo, ou seja, não consegue ainda perceber o nível mais abstrato de leitura pelo qual poderia construir o significado global do texto.

Identificar as idéias, símbolos, elementos ou argumentos utilizados pelo autor na construção de um texto é uma tarefa que exige do leitor, primeiramente, o reconhecimento do ponto (ou dos pontos) de vista que está sendo apresentado ou defendido e que o relacione aos elementos e argumentos usados para sustentá-lo.

Para identificar a tese em um texto argumentativo, primeiro devemos entender que o seu produtor procura convencer ou persuadir alguém daquilo que ele (quem escreveu o texto) acredita. Por isso defende uma tese, utilizando vários recursos lógicos e lingüísticos para atingir sua intenção persuasiva. Contudo, outros elementos e outras “formas” também podem ser utilizados para persuadir o leitor ou fazê-lo chegar a determinada idéia.

Ao desenvolver essa habilidade, o leitor passa a perceber as marcas textuais que revelam o ponto de vista e a intenção do autor bem com a sua posição, além de ser capaz de perceber se há teses que, aparentemente, são concorrentes (no caso de mais de uma tese) ou se apenas uma delas é defendida, e isso pode ser feito num texto publicitário, num vídeo, num artigo, num texto acadêmico ou numa história em quadrinhos.



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