5 - Elementos que valorizam a mensagem

Afinal, o que é importante compreendermos a partir da análise de um texto?

Que o leitor deve “entender” o texto como um todo, seja ele um anúncio, uma dissertação, uma reportagem, um vídeo ou um filme. Mas que todo texto deve favorecer a capacidade de o leitor construir o tema do texto a partir da interpretação que faz dos recursos utilizados pelo autor (uso de figuras de linguagem, exemplos, imagens, organização argumentativa, metalinguagem, apólogo, dentre outros).

Agora, assista ao filme publicitário a seguir. Observe, em especial, o desenrolar das cenas, a organização de espaço e os eventos que vão acontecendo para chegar ao objetivo do anunciante.

Você percebeu que todo o filme foi construído a partir da ídea de uma "evolução de acontecimentos" se "precipitando uns sobre os outros"? Um pequeno acidente vai gerando outros acidentes e outros e outros e transformando-se em uma "bola" de "acidentes" incontrolável.

Ao final, o slogan: "Quando seu seguro é In-synch, você pode passar por qualquer coisa." , resume toda a situação e completa o sentido (a idéia) de que os personagens saem “ilesos” de qualquer situação: e esse é exatamente o objetivo do anunciante.

Agora tente imaginar esse mesmo filme sem o slogan. Você concorda que o filme, sozinho, não nos daria a idéia de ser uma publicidade de seguradora, certo? Sem o slogan, ele poderia ser apenas um filme de animação criativo, uma brincadeira de “mágica”, apenas a demonstração de “efeitos especiais” ou qualquer outra interpretação!

Por outro lado, podemos dizer que o slogan, sozinho, pode atingir o objetivo do anunciante, mas também não teria o mesmo impacto, causado pela excelente composição de imagens e criatividade do anúncio. Assim, o criador desta peça publicitária, interessante e inusitada, utilizou diversos elementos, de forma simples e impactante, para chegar ao slogan da seguradora, valorizando ainda mais sua mensagem e trazendo elementos diversos para interligar uma idéia ao produto que quer vender.

Mas é necessário entender o anúncio como um todo, ou seja, em suas diversas nuances, em imagem e em texto, para atingir plenamente o objetivo da mensagem.

A capacidade de o leitor refletir sobre um dos aspectos relacionados à forma do texto, lendo suas imagens, códigos e outros elementos implícitos, e a capacidade de perceber sutilezas da linguagem que interferem na construção de sentidos também estão relacionadas à leitura e ao universo maior ou menor de conhecimentos que ele possui. Assim, é sempre interessante ampliar as próprias possibilidades interpretativas com leitura constante e diversificada.



Copyright © 2009 AIEC