|
Resumo
O tema é o eixo sobre o qual o texto se estrutura (o texto
trata do quê?). Embora em alguns textos o tema e a tese estejam
claros e evidentes, há outros casos, mais complexos. A partir da
leitura e da interpretação, o leitor poderá, inicialmente,
reconhecer os vários indícios “sugeridos”
pelo autor (que não estão explícitos), os quais podem
levar a entender e apreender o tema e a tese de qualquer tipo de texto,
mesmo os não-literários.
O próprio
autor, seja de uma história em quadrinhos, uma peça publicitária,
um texto literário ou um filme, deve oferecer os elementos para
que o leitor identifique a relação entre a tese e os
argumentos oferecidos para sustentá-la.
Independente
do tipo de texto apresentado, o leitor deve identificar os elementos
que constroem o texto. Deve também desenvolver e reconhecer
o efeito de sentido decorrente de uma determinada palavra ou
expressão. Quanto maior o universo do leitor, mais fácil
será a identificação destes elementos e das idéias
implícitas em qualquer texto.
Num texto, podem ser usados, além das palavras, elementos não-verbais
(fotos, desenhos, tabelas, gráficos, quadros), que visam a contribuir
para a construção dos sentidos. O leitor deve “entender”
o texto como um todo, seja ele um anúncio, uma reportagem, um vídeo
ou um filme. Todo texto deve favorecer a capacidade de o leitor construir
o tema do texto a partir da interpretação que faz dos recursos
utilizados pelo autor (uso de figuras de linguagem, exemplos, imagens,
organização argumentativa, dentre outros).
É muito importante que o leitor amplie as próprias possibilidades
interpretativas com leitura constante e diversificada, pois a capacidade
de ele refletir sobre um dos aspectos relacionados à forma do texto
e de perceber sutilezas da linguagem que interferem na construção
de sentidos também está relacionada à leitura e ao
universo maior ou menor de conhecimentos que ele possui.
|