3 - Como interpretar tabelas e gráficos

As tabelas e gráficos são tipos de texto muito utilizados para transmitir informações rápidas, pois possibilitam a representação visual dos dados, portanto, não necessitam dos conectivos usuais do texto escrito.

É preciso, entretanto, ter clareza que interpretar tabelas e gráficos refere-se à habilidade de ler, ou seja, de extrair sentido dos dados. Para interpretar rapidamente esse tipo de informação, é necessário dominar essa linguagem, que utiliza números, palavras e recursos gráficos.

Ao folhear um jornal ou uma revista, o bom leitor, mesmo que não tenha lido integralmente algumas notícias, poderá se inteirar do assunto se prestar atenção aos gráficos e tabelas que as acompanham.

A tabela é muito utilizada na organização dos resultados de uma pesquisa estatística. Não é por acaso que os matemáticos chamam isso de tabular os dados. O gráfico, por sua vez, possibilita a representação visual dos dados.

Os gráficos e as tabelas são recursos muito presentes em jornais e revistas, mas não devem ser vistos apenas como figuras ilustrativas ou como uma coleção de dados isolados. Da mesma forma que ocorre com os textos discursivos, é necessário extrair os dados importantes que são apresentados e transformá-los em informação útil.

Ao aprender a interpretar esses recursos, desenvolve-se, também, competência para compreender mais amplamente e criticamente a realidade.



Copyright © 2009 AIEC