1 - Lendo por partes

Leia com atenção os textos a seguir.

A raposa e as uvas

Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:

— Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me oferecesse essas uvas eu não comeria.

Moral: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.

Fonte: Fábulas Infantis , www.metaforas.com.br, <http://www.metas.com.br/fabulas/fabulasdata.asp>

Ao ler o texto acima, observe que muitas palavras funcionam como conexão entre idéias, o que chamamos de coesão. Ou seja, as várias partes de uma frase devem se apresentar bem “amarradas”, para que o texto cumpra sua função primordial, de veículo de interação entre o autor e seu leitor.

No texto 1, a fábula A raposa e as uvas, observe os termos e expressões que ajudam a dar coesão às construções:

1. No início da fábula, a personagem é indicada por artigo indefinido que marca uma informação nova (ou não dita anteriormente): “Uma raposa”, o que também sinaliza uma situação genérica, como é típico nas fábulas. Observe que, após a apresentação, a referência passa a ser “a raposa”. Aqui a referência ao animal está sendo retomada: mas sabe-se de qual raposa se trata.

2. No trecho:

“foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços.”
As expressões destacadas são referenciais para um mesmo significado “uvas”, expressões que foram utilizadas para retomar a idéia sem repetir o vocábulo, mas apresentando um sinônimo.

3. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, (...)”

Observe que as duas primeiras expressões destacadas no trecho acima, as quais possuem um valor de oposição, introduzem a idéia de “impossibilidade” ao contexto. E “Por fim” dá a continuidade necessária para entendermos que o esforço da raposa era inútil. Essas expressões, assim como o uso de pronomes, advérbios, artigos, conjunções e outros, com valor de causa, conseqüência, condição, finalidade etc., podem ser utilizados para “unir” idéias dentro de um texto.

4. No trecho:

“— Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me oferecesse essas uvas eu não comeria.”

Observe que as expressões “Por mim” e “Se alguém me oferecesse” reforçam o contraste do contexto: a idéia é de que a raposa não se importa, ou mesmo despreza as uvas por sua incapacidade de chegar até elas.



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