Agora, faça a leitura do texto abaixo.


Texto 2

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha rescendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

José de Alencar, Iracema. Rio de Janeiro, Letras e Artes, 1965, p. 16

Pode-se observar, portanto, que certas palavras são usadas no texto para criar um determinado efeito. Da mesma forma, no texto 1, a palavra "vivia" (em "Vivia deitado...") indica um hábito do personagem; no texto 1, "onde" (em "... a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo...") indica tempo (no tempo em que corria e campeava as matas do Ipu).

Mas, atenção! Nos dois casos, essas palavras ocorrem em texto literário: o que não é muito adequado para algumas modalidades de texto, as quais requerem o uso formal da língua (dissertações, relatórios, textos acadêmicos e outros).

A coesão de um texto, pelo que estudamos até esse momento, consiste do emprego correto dos termos conectivos da linguagem, o que permite expressar uma coisa de cada vez, e estabelecendo as relações existentes entre as diversas idéias que o compõem.

Além dos recursos citados, que dão coesão, outros elementos redacionais proporcionam coesão ao parágrafo por encadeamento de idéias.



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