3 - Detectando problemas nas construções

O que percebemos até aqui? Que a comunicação verbal não se faz, geralmente, com palavras isoladas, desligadas umas das outras e do contexto em que são produzidas, não é mesmo? Ou seja, uma seqüência qualquer de palavras nem sempre constitui uma frase.

Para que uma seqüência de palavras seja admitida como frase, é necessário que respeite certa ordem combinatória, ou seja, é preciso que essa seqüência seja construída tendo em conta o sistema da língua, que sejam estabelecidas ligações entre as idéias e os recursos lingüísticos para que façam sentido, por isso dissemos anteriormente que a construção das idéias deve ser cuidada, de forma a criar uma unidade textual.

Assim como um conjunto qualquer de palavras não forma uma frase, também um conjunto qualquer de frases não forma, forçosamente, um texto.

Há, ainda, algumas construções que podem dificultar a unidade textual ou a compreensão de uma determinada idéia. Vejamos a seguinte frase:

A garota estava apavorada teria de enfrentar o pai furioso.

O que parece haver de “errado” na frase siamesa, acima? Não podemos pensar que são idéias distintas, que deveriam possuir enunciado completo mas que são apresentadas numa só oração, por não haver elemento de ligação entre elas, como sinais de pontuação ou conectivos?



Copyright © 2009 AIEC