Lugar comum ou clichê

Nesta tirinha do Angeli, percebemos que o discurso dos personagens é um tanto “vazio”, utilizando clichês que não acrescentam nada ao assunto, ou seja, este é tratado com superficialidade.

Enfim, o clichê é a “mesmice”, a pobreza de vocabulário e de idéias. Para que um texto sobressaia (independente de ser impresso ou visual) o autor deve ousar, criar, ou seja, sair do lugar comum. Saiba + sobre clichês e chavões.

Uso do pronome relativo “onde”

Tal pronome equivale a “em que, no qual, nos quais, na qual, nas quais”. Só deve ser empregado quando fizer referência a lugar.

Gerundismo

Para usar o gerúndio é preciso ter cuidado. O gerúndio indica ação em curso. Não deve, portanto, ser expresso com construção no futuro (estarei fazendo/ estarei anotando etc.).


O português tem duas formas de anunciar o futuro.

Futuro simples: Eu cantarei a Ária no concerto da próxima terça-feira e tu cantarás no de sábado.
Futuro composto: Eu vou cantar a Ária no concerto da próxima terça-feira e tu vais cantar no de sábado

Assim, como regra geral, pode-se dizer que o gerúndio está bem-empregado quando há predominância do caráter verbal ou adverbial, quando o caráter de duração da ação está claro e quando a ação expressa é coexistente ou imediatamente anterior à ação principal. Clique e saiba como usar o gerúndio.



Copyright © 2009 AIEC