Ao ler um texto, procure sublinhar as informações básicas, indispensáveis em cada parágrafo e você perceberá que a idéia central (ou a frase que o resume) já aparece no primeiro parágrafo e será retomada (mesmo que de forma implícita) nos parágrafos de desenvolvimento e, finalmente, será reafirmada no último parágrafo do texto.

Observe que o primeiro período (“Com as agravantes do desmatamento e do aquecimento global, a seca na Amazônia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo curso da história da região.)” está na ordem inversa.

Na ordem direta ele ficaria assim: “A seca na Amazônia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo curso da história da região com as agravantes do desmatamento e do aquecimento global.”

Na ordem direta, identificam-se, mais facilmente, os termos essenciais, ou seja, sujeito + predicado + complementos e, conseqüentemente, o tópico frasal do período ou parágrafo.

Vimos, no exercício que fizemos com o texto, que as questões tinham como objetivo levar o leitor a compreender a idéia principal do texto e as relações que se estabelecem entre as idéias desenvolvidas, nesse caso, as relações de causa e conseqüência.

Para fazermos uma leitura eficiente de um texto e, conseqüentemente, interpretá-lo é necessário que estejamos atentos à forma como são estruturadas as idéias e as relações de sentido decorrentes dessa organização.



Copyright © 2009 AIEC