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| Ao ler um
texto, procure sublinhar as informações básicas, indispensáveis
em cada parágrafo e você perceberá que a idéia
central (ou a frase que o resume) já aparece no primeiro
parágrafo e será retomada (mesmo que de forma implícita)
nos parágrafos de desenvolvimento e, finalmente, será reafirmada
no último parágrafo do texto.
Observe que o primeiro período (“Com as agravantes do desmatamento e do aquecimento global, a seca na Amazônia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo curso da história da região.)” está na ordem inversa. Na ordem direta ele ficaria assim: “A seca na Amazônia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo curso da história da região com as agravantes do desmatamento e do aquecimento global.” Na
ordem direta, identificam-se, mais facilmente, os termos
essenciais, ou seja, sujeito + predicado + complementos e, conseqüentemente,
o tópico
frasal do período ou parágrafo.
Vimos, no exercício que fizemos com o texto, que as questões tinham como objetivo levar o leitor a compreender a idéia principal do texto e as relações que se estabelecem entre as idéias desenvolvidas, nesse caso, as relações de causa e conseqüência. Para fazermos uma
leitura eficiente de um texto e, conseqüentemente, interpretá-lo
é necessário que estejamos atentos à forma como são
estruturadas as idéias e as relações de sentido decorrentes
dessa organização. |
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