| 9 - Coerência
e interpretação
O bom leitor é capaz de identificar as relações de sentido, compreendendo não apenas o que se apresenta explicitamente, mas também as intenções do autor. Para isso, devem-se observar os indícios deixados no texto, tais como a escolha do título (que nunca é por acaso), os elementos de coesão e os conectivos utilizados para dar coerência ao texto. Leia atentamente o texto abaixo. Oito Anos
O que podemos dizer sobre o texto que acabamos de ler? Podemos dizer que o texto é um conjunto de frases interrogativas sem ligação entre si? Podemos dizer que se trata de um texto sem coerência? Qual o título do texto? E por que esse título: “Oito anos" ? Que relação podemos estabelecer entre o título e o conteúdo do texto? E se acrescentarmos a essa reflexão o fato de que se trata de uma canção cuja letra é constituída por uma "lista" das perguntas que Gabriel, filho da Paula Toller, com oito anos de idade, fazia para ela? Agora é coerente, não é? Produzimos sentido para o texto, apesar e a partir mesmo do que se nos apresenta como "incoerência", pois os nossos conhecimentos lingüísticos, enciclopédicos e textuais permitem-nos a construção da coerência. |
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