1 - A montagem do texto Vimos, anteriormente, que para ler e interpretar um texto é preciso dominar os recursos textuais que estabelecem as relações de sentido entre as idéias. Para isso, é preciso entender que a compreensão do texto está relacionada com a relação de sentido das frases e palavras entre si e não meramente com a compreensão das frases. Vamos entender isso de outra forma. Leia a receita que segue.
Em geral, uma receita divide-se em duas partes: na primeira, apresentam-se ao leitor os ingredientes necessários para preparar o prato; na segunda, explica-se como ele é feito. Naquela, introduzem-se no texto novos elementos (novos, do ponto de vista da comunicação, são os termos ou informações, que ainda não apareceram no texto, que estão sendo introduzidos pela primeira vez). Na segunda parte, retomam-se os termos que já foram introduzidos. Para deixar claro que se trata do arroz, da manteiga, da gema, do frango, da cebola, do molho inglês, da farinha de trigo, do creme de leite e da salsa já referidos, usa-se o artigo definido diante desses substantivos, pois tem ele a função, entre outras, de denotar que aquele termo que ele precede já fora mencionado antes. Assim, quando se diz o frango, o que se está indicando é que é aquele mesmo frango já mencionado na lista de ingredientes. Observe então que as palavras e frases de um texto estão relacionadas entre si. Essa é uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases. |
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