E na linguagem escrita, que marcas podem ser diferenciadas? Vejamos.

Leia os fragmentos abaixo.


Nasci dura, heróica, solitária e em pé. E encontrei meu contraponto na paisagem sem pitoresco e sem beleza. A feiúra é o meu estandarte de guerra. Eu amo o feio com um amor de igual para igual. E desafio a morte. Eu — eu sou a minha própria morte. E ninguém vai mais longe. O que há de bárbaro em mim procura o bárbaro e cruel fora de mim. Vejo em claros e escuros os rostos das pessoas que vacilam às chamas da fogueira. Sou uma árvore que arde com duro prazer. Só uma doçura me possui: a conivência com o mundo. Eu amo a minha cruz, a que doloridamente carrego. É o mínimo que posso fazer de minha vida: aceitar comiseravelmente o sacrifício da noite.

Se tudo existe é porque sou. Mas por que esse mal estar? É porque não estou vivendo do único modo que existe para cada um de se viver e nem sei qual é. Desconfortável. Não me sinto bem. Não sei o que é que há. Mas alguma coisa está errada e dá mal estar. No entanto estou sendo franca e meu jogo é limpo. Abro o jogo. Só não conto os fatos de minha vida: sou secreta por natureza. O que há então? Só sei que não quero a impostura. Recuso-me. Eu me aprofundei mas não acredito em mim porque meu pensamento é inventado.

Fragmentos de Clarice Lispector (Doçura)

Agora observe algumas marcas de linguagem interessantes nestes fragmentos da Clarice Lispector:

1. Há muitas figuras de linguagem, usadas para dar um caráter psicológico-imagético ao texto, concorda?

2. Há perguntas e respostas, o que significa um processo interno de questionamentos para chegar à expressão de seu próprio sentimento.

3. Há elementos de contraposição (ou de negação) de idéias para compor um caráter de franqueza quanto à própria incapacidade de compreender-se.

4. Há uma pontuação fragmentada, narrativa pausada, para compor a emoção da personagem-locutora.

5. Há metalinguagem (não acredito em mim porque meu pensamento é inventado), recurso utilizado para ampliar a própria dificuldade da personagem diante da linguagem.

6. Independente do tom poético, os traços psicológicos da personagem são fortemente marcados pela construção sintática e semântica do monólogo, não é mesmo?



Copyright © 2009 AIEC