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escrita aparece como resultado de uma aprendizagem especial, que exige o
domínio consciente dos meios de expressão da língua
e da gramática. A escrita, portanto, com todos os seus artifícios
e possibilidades, influencia a linguagem falada todo o tempo, enriquecendo-a,
transformando-a. Uma criança que aprende a escrever terá mais instrumentos para sua expressão do que se ficasse restrita apenas à idéia e à fala. E mais: à medida que “treinamos a escrita”, tornamo-nos mais aptos a refletir, a expressar melhor nossas idéias. E este processo vai se tornando automático, quase inconsciente: passamos a escrever com facilidade e clareza! Embora a linguagem escrita diferencie-se da linguagem oral, os meios de sua expressão podem enriquecer a fala e a comunicação em sua característica fundamental. A escrita contém níveis diferenciáveis, ausentes na linguagem oral (seleção de palavras; operações conscientes de nível sintático; combinações frasais semânticas e lingüísticas etc.). Ela diferencia-se, pois, radicalmente da linguagem oral ao se constituir conforme as regras da gramática desdobrada, indispensável para tornar o conteúdo inteligível. Tudo isso faz da linguagem escrita um poderoso instrumento para precisar e elaborar o processo de pensamento, o que é essencial em toda a comunicação humana. |
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