Quando lemos, não estamos somente em busca de informações sobre os mais variados assuntos. Queremos, em primeiro lugar, a partir de informações e elementos que o texto nos oferece, tirar algumas conclusões sobre essas informações, ou seja, é possível articular as informações e conclusões iniciais oferecidas, dando nova interpretação ao que foi lido.

Esse procedimento implica em levantar hipóteses sobre os motivos que levaram o autor do texto a selecionar determinadas informações e também sobre a opinião que ele tem sobre o assunto tematizado. Ao ler um texto pretendemos, ainda, formar a nossa própria opinião sobre o assunto, ou seja, formar um juízo.

É isso, portanto, que se espera de um bom leitor, como último procedimento de um percurso de leitura autônomo e significativo. Ou seja: que ele tenha domínio sobre o texto que leu, tirando conclusões a partir das informações contidas no texto, a partir do ponto de vista defendido pelo autor, e desenvolva avaliação crítica sobre o assunto em questão, ou seja, elabore um juízo sobre este.

É a partir desse momento, ao atingir esse objetivo, que o leitor está verdadeiramente apto a assumir o papel de escritor e a produzir um texto em que explicite o seu ponto de vista sobre o assunto, assim como um juízo bem fundamentado.



Copyright © 2009 AIEC