Escrever é como falar no papel. Porém, algumas pessoas, por medo de cometer erros ortográficos ou gramaticais, de não conseguirem encontrar as palavras certas para se expressarem, de não serem compreendidas, criam verdadeiros bloqueios ao ato de escrever.

Se escrever é falar no papel, uma dica é escrever como se estivesse falando, soltar a imaginação e dar forma ao pensamento. Por isso, devemos fazer vários rascunhos, se necessário, preocupando-nos com a correção depois que nossas idéias tiverem criado forma. Evidentemente, prescindimos de conhecimentos mínimos de gramática (morfologia, sintaxe, ortografia, pontuação) para estruturar um texto conciso e coerente, mas isso não é o suficiente para escrevermos. Antes, é preciso ter idéias.

E por falar em idéias, outra dica importante para escrever bem é ler. Quando lemos, enriquecemos o vocabulário, aprendemos a pensar, a construir idéias e organizá-las harmoniosamente. A leitura nos apresenta diversos pontos de vista para, a partir destes, produzirmos nossos próprios argumentos. Afinal, como escrever, sem antes ter construído mentalmente nossas idéias? Não podemos dar o que não temos.




Copyright © 2009 AIEC