Mencionaremos aqui algumas dicas para ajudá-lo a escrever. Porém, antes de dicas, macetes ou truques, deve-se ter em mente que o escrever implica admitir sua condição de ser humano diante de uma situação de permanente aprendiz, de sujeito imperfeito, inacabado, mas carregado de idéias e textos a serem descobertos.

Lembre-se de que a escrita é um caminho que se inicia dentro de cada um, em primeiro lugar. Todos estão aptos a escrever, basta desenvolver essa habilidade.

Ao libertar-se de crenças destrutivas sobre o ato de escrever, que apenas servem para bloquear sua criatividade, sua linguagem, sua auto-expressão, você estará realizando uma mudança em sua maneira de enfrentar um texto escrito: estará adquirindo segurança.

A atividade de produção de texto pressupõe o agenciamento de diversos recursos, que variam conforme o gênero textual (narração, descrição ou dissertação). Na construção do texto, você deve:

• Utilizar, conforme o tipo de texto, relações várias, tais como: tese/argumentos; causas/conseqüência; fato/opinião; anterioridade/posterioridade; problema/solução; conflito/resolução; definição/exemplo; tópico/divisão; comparação; oposição; argumentos.

• Utilizar, considerando as condições de produção, diferentes recursos, tais como escolha, ordenação, expansão, transformação, encaixamento, inversão de idéias.

• Empregar a norma culta, de acordo com as possibilidades de cada gênero.



Copyright © 2009 AIEC