Como vimos, quando se deve encaminhar a alguém um relatório sobre determinado assunto ou ação, faz-se necessário, antes de dispor de informações técnicas, saber como organizá-lo. Observe, no modelo de relatório apresentado, que há alguns itens que aparecem neste tipo de texto:

1. título;
2. breve resumo de apresentação ao destinatário do mesmo;
3. descrição de aspectos importantes (no caso benfeitorias e orçamento);
4. finalização;
5. data, e
6. assinatura.

Sabe-se que, além dos textos referentes à correspondência oficial e comercial, cartas e relatórios (os quais possuem vários tipos e modelos), temos as modalidades de descrição de objeto e descrição de processo, os quais estão presentes nos textos científicos, nos artigos especializados etc. Contudo, nos deteremos aos modelos simples de relatório, carta e e-mail, os quais estão presentes em grande parte de nossa comunicação no dia-a-dia e veremos as características essenciais para a escritura destes textos.

Assim, veremos que o texto técnico toma como ponto de partida a descrição de objetos, levando-se em conta conceitos, especificidade de seu registro lingüístico e aspectos lexicais e estruturais que o constituem. Alguns autores consideram que “os textos não ficcionais têm a mesma verdade para o escritor e o leitor, ou seja, o texto técnico deve ser denotativo e o leitor deve chegar ao mesmo objetivo que o escritor, não se permitindo diferentes interpretações”.



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