6 - Informatividade

Os textos verbais apresentam graus diferentes de informatividade e sua compreensão depende do repertório cultural e lingüístico do interlocutor.

Leia, por exemplo, o seguinte fragmento do texto 'A cosmologia e a origem da matéria', do cientista Marcelo Gleiser, professor de Física e Astronomia no Dartmouth College em Hanover, nos Estados Unidos.


A idéia mais promissora [sobre a origem da matéria] vem de uma modificação do modelo do Big Bang conhecida como universo inflacionário. O modelo do Big Bang descreve o Universo surgindo, há aproximadamente 15 bilhões de anos, de um estado extremamente denso e quente. Mas o que é esse estado inicial, denso e muito quente? Segundo o modelo inflacionário, no início nenhum tipo de matéria existia no Universo. Não existiam elétrons, fótons, prótons ou seus constituintes conhecidos como quarks. Apenas o que chamamos "energia de vácuo" existia.

(Folha de S. Paulo, 1998.)

Repare que esse texto possui alto grau de informatividade, pois exige do leitor conhecimentos de Física e Química, além de informações acerca das teorias que explicam a origem do mundo, como a do Big Bang. Dependendo do leitor, o alto grau de informatividade pode provocar desinteresse, pelo fato de as idéias do texto não serem compreendidas.



Copyright © 2009 AIEC