1 - Textos sobre textos

Ler e escrever são processos semelhantes, só que com direções inversas. Enquanto escrever é montar um texto, criando e organizando suas partes, ler é desmontar, identificando a organização e a composição.

Escrevendo, procuramos desenvolver uma idéia-núcleo por parágrafo. Lendo, procuramos descobrir essa idéia.

Muitas vezes somos solicitados a reescrever algo ou a identificar uma segunda escrita para um texto. Isso dependerá do nosso grau de entendimento do que foi dito. Suponha que fosse pedido a você que reescrevesse, com suas palavras, o parágrafo acima. Como você o faria? Leia-o novamente.

Vamos ver uma possível reescrita? Substituindo os vocábulos por outros de sentido equivalente, o texto poderia ficar assim:


Quando se pode prever tudo aquilo que uma pessoa vai falar, o conteúdo de sua exposição é inteiramente redundante e eu posso deixar de prestar-lhe atenção ou ela de o dizer; diferentemente, se não posso conjecturar nada do que ela vai falar-me – caso alguma pessoa se dirigisse a mim num idioma que não conheço totalmente – a comunicação também não é possível. Nos dois casos, é impossível o intercâmbio de informação.



Copyright © 2009 AIEC