1. Imprecisão de leitura

O Aluno:

• Lê o texto de um problema sem se concentrar no significado das palavras e não entende completamente o problema.
• Lê as frases sem perceber que seu entendimento é vago e não se pergunta: “Será que compreendi bem esse problema?”
• Faz uma leitura muito rápida do problema e perde a compreensão global.
• Às vezes, perde algumas palavras porque não lê cuidadosamente o problema, “passa por cima” de palavras importantes.
• Faz uma leitura desatenta e perde um ou mais fatos ou idéias do problema.
• Não é consistente na maneira como interpreta as palavras ou executa operações envolvidas no problema. A cada ocasião atua de forma diferente.
• É impreciso ao visualizar uma descrição ou relação apresentada no texto.
• Não relaciona o texto escrito com a realidade ou eventos concretos de modo a tornar claro e inteligível o significado do que está escrito.
• Não usa o dicionário quando é preciso.
• Não transforma as palavras que não são claras em palavras que já conhece.
• Salta palavras ou frases ou ainda se satisfaz com um vago entendimento delas ao invés de tentar obter melhor compreensão.

2. Falha na análise do problema

O aluno:

• Não divide o problema em partes.
• Não inicia por uma determinada parte que possa manipular de modo a iniciar a solução.
• Não trabalha passo a passo.
• Não é suficientemente preciso em cada passo.
• Não usa as partes do problema que já entendeu para ajudá-lo a resolver as partes mais difíceis.
• Não clarifica o raciocínio sobre as partes entendidas de modo a trabalhar a partir delas.
• Não se baseia no conhecimento e experiências anteriores para entender as idéias que não estão claras.
• Não constrói ativamente (mentalmente ou no papel) uma representação das idéias descritas no texto, que poderia ajudar no entendimento do problema.
• Fica inseguro quanto à correção de alguma etapa ou conclusão, mas não confere.
• Não tem certeza sobre a fórmula ou procedimento que deve ser utilizado mas não confirma.
• Trabalha ou calcula rápido demais e erra.
• Não avalia a solução ou a interpretação obtida em termos de seu conhecimento anterior sobre o tópico.



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