Mito 01. Não Mova os Lábios ao Ler - Às vezes, ouvimos que não se deveria mover os lábios, a língua ou os músculos da garganta ao ler, nem ouvir palavras em nossa mente ao ler. Deveríamos ser um leitor totalmente “visual”. Em alguns livros, professores são aconselhados a dar balas ou doces aos seus alunos, para que elas não movam os lábios ou a língua e, se necessário, até colocar uma caneta ou uma régua na boca da criança, para salvá-la deste hábito.

Uma série de estudos mostrou recentemente que é útil mover os lábios, a língua ou os músculos da garganta, e talvez seja até necessário para uma boa compreensão de matérias difíceis. Por exemplo, em um experimento, estudantes universitários que foram ensinados a não mover os lábios, conseguiam uma boa compreensão apenas de matérias fáceis. A compreensão deles sobre matérias difíceis piorava drasticamente quando não moviam os lábios durante a leitura.

Todas as evidencias indicam que se deveria, livremente, mover os lábios, a língua ou os músculos da garganta ao ler. Isto pode produzir melhor compreensão de materiais técnicos e uma completa apreciação de escritas literárias onde figuras de linguagem dependem do ato de ouvir as palavras lidas.



Copyright © 2019 UPIS.