Mito 05. Você pode ler a uma velocidade de 1000 ou mais palavras por minuto sem nenhuma perda de compreensão - Os especialistas em velocidade de leitura dizem que quando lemos de 250 a 300 palavras por minuto, estamos trabalhando a uma taxa de velocidade equivalente a de uma carroça, ou seja, estamos perdendo tempo. Deveríamos ler de três a dez vezes mais rápido que isto.

Contudo, uma amostra de professores da Universidade de Michigan lia a uma taxa geral de 303 palavras por minuto e a taxa geral dos estudantes calouros da Universidade de Harvard foi de 300 palavras por minuto. Além disso, uma série de experimentos mostrou que pessoas que aprenderam a ler a uma taxa de 600 palavras por minuto, quando diminuíram para a taxa para 300 palavras melhoraram sua compreensão.

Estudantes que se preparam para testes como o SAT, GRE, ou LSAT podem se assegurar que ler a uma taxa de 250 – 300 palavras por minuto permitirá a eles obter um alto nível de pontos, se suas respectivas compreensões forem boas. A preparação deles deveria, principalmente, ater-se em fortalecer seu vocabulário e suas habilidades de leitura, sem se preocuparem em aumentar a velocidade de leitura.

Uma “garantia” de velocidade de leitura - Uma das maiores empresas de velocidade de leitura garante suas afirmações oferecendo o retorno de uma porção do seu pagamento se eles falharem em triplicar a “eficiência de sua leitura”. Isto soa de forma impressionante aos ouvidos de várias pessoas, pois elas não sabem o que “eficiência de leitura” representa. Aqui está uma definição de eficiência de leitura:


Eficiência de leitura = % compreensão x velocidade de leitura

Suponha que uma pessoa comece o curso de velocidade de leitura como um bom leitor, que lê a 300 palavras por minuto e responde corretamente a 95% das questões do teste de compreensão. Sua eficiência de leitura é calculada assim:


Eficiência de leitura = 95% x 300 = 285

Ao completar o curso, em novo teste de eficiência, lê a uma velocidade de 2000 palavras por minuto com 55% de compreensão. A eficiência é calculada:


Eficiência de leitura = 55% x 2000 = 1100

Assim, a eficiência de leitura mais que triplicou. Mas como uma eficiência de leitura de 1100 é boa, se é baseada em uma taxa de compreensão de 55%? Seria bom que um cirurgião operasse com uma compreensão incompleta de textos médicos? Advogados, engenheiros nucleares e mecânicos não requisitam a maior compreensão possível para fazer o seu trabalho de melhor maneira possível?

Para maximizar o desempenho acadêmico e ter uma boa performance em testes, é necessário ler com cuidado e detalhadamente e conceder o tempo necessário ao trabalho. Não há atalhos mágicos. Ao ler livros acadêmicos e materiais técnicos, devemos usar todas as atividades que bons solucionadores de problemas que iremos estudar.

A seguir você terá muitos exercícios que, com certeza irão colaborar para o aperfeiçoamento do seu método de raciocinar. Lembre-se: se que a prática é vital e as repetições são necessárias. Bom trabalho!

Mito 06. Não retorne ou releia - Especialistas em velocidade de leitura dizem que nunca se deveria retornar ou reler uma seção de texto, mesmo quando se acredita que não entendeu perfeitamente. A releitura é conhecida como um mau hábito de leitura e totalmente improdutivo. Ao invés, deveríamos seguir em frente, pois nossa compreensão seria esclarecida à medida que lemos.

Entretanto, vários estudos mostram que bons leitores não seguem este conselho. Com livros didáticos ou outros materiais mais complicados, eles devem constantemente reler frases e parágrafos para entender completamente.



Copyright © 2019 UPIS.