1 - Análise de Tendências

Introdução

Padrões e tendências são freqüentemente encontrados em ciências físicas e sociais, assim como matemática. Quando eles ocorrem, muitas vezes é útil identifica-los precisamente porque eles facilitam o caminho para previsões sobre eventos futuros. Por exemplo, aqui está um padrão de média de temperaturas mínimas para certos dias do mês na cidade de Nova Iorque.

Ano
1973
1974
1975
Mês
Jan.
Abr.
Jul.
Out.
Jan.
Abr.
Jul.
Out.
Jan.
Abr.
Jul.
Out.
Temperatura em graus Fº
30
47
66
49
29
44
68
46
32
40
68
53

Baseado neste padrão, aproximadamente, o que você esperaria para a média de temperatura mínima em janeiro, abril, julho, e outubro de 1976?

Tendências e padrões são encontrados na maioria das áreas em que existe observação periódica e regular. Isto inclui mudanças entre corpos celestes; recordes de vendas de produtos desde sapatos até automóveis; precipitação, velocidade do vento e outras medidas meteorológicas; e até estatísticas humanas, como nascimento, suicídio e padrões de saúde.

Geralmente, os ciclos são mais complexos e erráticos do que o simples exemplo acima. Contudo, ao analisar sistematicamente grupos de observação, freqüentemente se encontram consistências que ajudam a organizar numerosos dados de fatos, e prover quadros do universo em que vivemos mais compreensíveis e práticos.

Os problemas apresentados lhe dão prática em identificação de padrões e tendências entre números e letras. Não apenas seu poder de compreensão de padrões irá aprimorar, mas, porque padrões são, na realidade, relações periódicas, trabalhando com eles irá aprimorar também suas habilidades em análises de relações. Além disso, muitos estudantes têm relatado que, ao trabalhar os problemas deste capítulo, eles desenvolveram maior confiança e habilidade em executar operações aritméticas.



Copyright © 2019 UPIS.