Solução

Aqui está a analogia que foi anteriormente apresentada a você:

Boca está para falar como mão está para segurar.

Ao escrever a sentença de relação, você pode ter começado dizendo “Uma boca pode ser usada para falar, e uma mão pode ser usada para segurar”.

Uma boca pode ser usada para falar.
Uma mão pode ser usada para segurar.

Depois você pode ter escrito o núcleo dessas sentenças com lacunas, permitindo que ambos pares de palavras sejam substituídos corretamente.

Uma ________ pode ser usada para _________.

A sentença de relação que você escreveu pode estar um pouco diferente desta. Por exemplo, aqui estão dois tipos equivalentes de variações:

A _________ é usada para __________.
Uma pessoa emprega sua ________ para _________.

Qualquer sentença de relação que mostre porque esta analogia está correta é uma boa sentença.

Ao trabalhar esses problemas, existe apenas uma restrição para manter em mente. Escreva a sentença de relação de forma a deixar os pares de palavras na mesma ordem em que eles ocorrem na analogia original. Por exemplo, considere a sentença de relação:

Você pode _________ com sua _________.

Note que, para acomodar os pares de palavras (boca – falar e mão – segurar) significativamente nas lacunas, você tem que inverter suas respectivas ordens. Por exemplo, você deve mudar “boca – falar” para “falar – boca”.

Você pode falar com sua boca.
Você pode segurar com sua mão.

Ao trabalhar os problemas, evite escrever sentenças de relações que invertem a ordem dos pares. Ao invés, sempre escreva a sentença de relação de uma forma que lhe permita acomodar as palavras nas lacunas na mesma ordem que estas ocorrem na analogia original. Assim, ficará mais fácil para você quando tiver que checar se está correta a sentença de relação. Verá o quanto isto é importante nos exercícios subseqüentes quando você começará a analisar analogias mais complexas.



Copyright © 2019 UPIS.