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| Mito 02. Leia apenas as palavras chave - Este conselho é completamente ilógico. Como se podem saber quais são as palavras chaves, antes de se ler todas as palavras? Este conselho supõe algo mágico, um mecanismo de eliminação que permitirá pré-ler as palavras e selecionar as palavras chaves que então serão lidas.
Quando os estudantes realmente tentam ler apenas as palavras chaves, eles, freqüentemente, aparecem com uma interpretação errada do material. Por exemplo, um estudante leu a seguinte frase silenciosamente: Alguns fragmentos de evidência comprovam aqueles que sustentam uma opinião elevada sobre o nível de cultura geral entre os atenienses no Período Clássico. Eu perguntei ao estudante o que dizia a frase e ele respondeu: “O nível da cultura grega era muito alto”.Eu perguntei: “e o que diz respeito à primeira parte da frase – alguns fragmentos de evidência?” Ele respondeu que havia pulado esta parte e tentou ler apenas as palavras chaves, ou seja, “elevado... nível de cultura... atenienses”. Mito 03. Não tenha uma leitura “palavra por palavra” - Emerald Dechant, um proeminente pesquisador de leitura, fez o seguinte comentário sobre este mito no “Décimo Primeiro Livro Anual da Conferência Nacional de Leitura”:
Mito
04. Leia em grupos de idéias - Este mito é
relativamente próximo ao mito 03. Já que bons leitores basicamente
lêem palavra por palavra, eles obviamente não lêem
em grupos de idéias. Naturalmente ao ler, agrupamos palavras mentalmente.
Verbos e preposições ligam nomes com outros nomes, e assim
vai. Mas não se consegue “ler em grupos de idéias”
no sentido de visualmente focalizar um grupo de palavras que formam idéias.
De fato, isto seria logicamente impossível. Você não
conseguiria saber quais as palavras que formam um “grupo de idéias”
até que você as leia primeiramente. Seria impossível
ler movendo os olhos de um grupo de idéias para outro. |
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