2 - Senteças de Relação

Introdução

Os problemas a seguir são muito similares aos anteriores, exceto que desta vez você que deverá escrever as sentenças de relação. Aqui está um exemplo:

Papel está para árvores como aço está para minério.

Um bom solucionador de problemas que leu e pensou alto ao tentar escrever as sentenças de relação para essa analogia, respondeu a seguinte: “Papel está para árvores como aço está para minério. Eu acho que você tira aço do minério. E eu acredito que você tira papel das árvores. Então essa é a analogia. Papel é produzido a partir de árvores e aço é produzido a partir de minério”.

O solucionador de problemas escreveu suas idéias em duas sentenças separadas, para assim enxergá-las claramente e compará-las. Depois escreveu a sentença de relação em lacunas.

Sentença 1: Papel é produzido a partir de árvores.
Sentença 2: Aço é produzido a partir de minério.

Sentença de Relação: Papel e aço são produzidos a partir de árvores e minério.

Amostra de Problema

Formule a sentença de relação que explica porque a analogia abaixo é verdadeira. Siga os passos usados pelo solucionador de problemas na última seção.

Primeiro escreva duas frases separadas – uma mostrando a relação entre o primeiro par de palavras na analogia e a segunda mostrando a relação entre o segundo par de palavras.

Depois escreva a sentença de relação com lacunas para acomodar ambos pares.

Pense em voz alta e escreva as sentenças

Boca está para falar como mão está para segurar.

Sentença 01:
Sentença 02:

Relação de Sentença: Papel e aço são produzidos a partir de árvores e minério.



Copyright © 2019 UPIS.