1 - Conceito e abrangência da contabilidade

A Contabilidade tem sido definida de diferentes maneiras. Cada definição atende a propósitos diversos, conforme seja a intenção de abordar os assuntos contábeis. Sob a ótica da administração, a contabilidade é um importante instrumento que auxilia os administradores a tomar decisões. Na verdade, ela coleta dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a gestão empresarial.

O Professor Hilário Franco apresenta um conceito que permite uma compreensão mais abrangente do processo contábil:

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

O Conceito apresentado pelo Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) atende aos dois aspectos mais relevantes que pretendemos destacar: a contabilidade deve ser entendida como um sistema de informação e tem como objeto o patrimônio da entidade, seja pessoa física ou jurídica. Vejamos então o conceito do IBRACON:

“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.”

Os registros contábeis assumem papel determinante, uma vez que permitem evidenciar a situação econômico-patrimonial real da empresa, instruindo e orientando com segurança, por exemplo, em solicitação de financiamento para capital de giro ou inversões fixas. A análise de Balanços Patrimoniais sucessivos permite estabelecer os indicadores econômicos e financeiros, o comportamento dos negócios, a evolução patrimonial corporativa e ainda, se, historicamente, existem vetores que acenam para risco ou retorno das aplicações financeiras.

Logo, considerando estes aspectos, a Contabilidade é importante para:

  • apuração do custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos;
  • formação dos preços de venda;
  • estabelecer necessidades de capital de giro;
  • apuração de indicadores econômicos e financeiros;
  • planejamento empresarial ou fiscal para a empresa;
  • eficiência e segurança nas tomadas de decisão.


Copyright © 2010 AIEC.