2 - Objetivo da Contabilidade

A função da Contabilidade é prover cada usuário de informação útil para a tomada de decisões econômicas.

Como um sistema de informações, a contabilidade registra e processa dados, produzindo relatórios e demonstrações contábeis que são colocados à disposição dos usuários internos e externos à entidade. É importante delinear o tipo e a qualidade da informação que a Contabilidade deve estar em condições de fornecer a vários grupos de pessoas interessadas, cujos interesses nem sempre são coincidentes, embora não se chegue ao exagero de afirmar que sejam conflitantes.

Para fornecer tais informações, a Contabilidade precisa registrar a movimentação do Patrimônio.

Registrar de que maneira?

Suponha que você seja o contador de uma empresa. Você vai iniciar a contabilização dessa empresa. E agora? Por onde começar?

Responderemos que o primeiro passo é a escrituração.

A escrituração é uma das técnicas da Contabilidade que consiste em registrar, nos livros próprios, os fatos que provocam modificações no Patrimônio da empresa.

A escrituração começa pelo livro Diário, no qual todos os registros são efetuados mediante documentos que comprovem a ocorrência do fato. Os documentos mais comuns são: Notas Fiscais, Recibos de Aluguéis, Contas de Água, Contas de Luz e Duplicatas.

Veja um exemplo: foi realizada a venda de um computador. Para comprovar essa venda foi extraída uma Nota Fiscal. Utilizando essa Nota Fiscal, o contador providenciará o registro do fato (venda do computador) no livro Diário. Inicia-se aí o processo da contabilização.

Os registros são realizados por meio de contas contábeis, que indicam a natureza de determinado grupo de bens, direitos ou obrigações. A escolha das contas a serem utilizadas nas operações deve ser precedida pela planificação da contabilidade. Posteriormente veremos um modelo de Plano de Contas com as respectivas funções de cada conta.



Copyright © 2010 AIEC.