As Contas Patrimoniais são também denominadas permanentes, pois sempre existirão enquanto existirem os elementos patrimoniais que representam. Estas contas não têm o seu saldo encerrado no final do exercício financeiro, ou seja, o saldo é verificado por ocasião da elaboração das demonstrações contábeis e a conta continua sendo movimentada normalmente após o Balanço.

As Contas de Resultado registram as variações patrimoniais e englobam as RECEITAS e as DESPESAS, utilizadas para determinar o resultado do exercício.

Receitas: decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços. Existem em número menor que as Despesas, sendo as mais comuns representadas pelas seguintes contas: Receita de vendas, receita de serviços, receitas financeiras, receitas de aluguéis, entre outras.

Despesas: decorrem do consumo de Bens e da utilização de serviços. Por exemplo: salários, fretes, energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabões, desinfetantes, vassouras, detergente), o café consumido, os materiais de expediente consumidos (canetas, papéis, lápis, impressos etc.), a utilização dos serviços telefônicos, etc.

Em outras palavras, as receitas e despesas representam os ganhos e perdas da empresa, e permitem, ao final de determinado período, verificar se a empresa teve lucro ou prejuízo com suas operações.

Contas de Resultado
Receitas
Despesas
Aumentam o Patrimônio Líquido
Diminuem o Patrimônio Líquido



Copyright © 2010 AIEC.