Resumo

As contas dividem-se em patrimoniais e de resultado. As Contas Patrimoniais representam o ativo (bens e direitos), o passivo (obrigações) e o patrimônio líquido.

O Ativo representa a totalidade dos bens e direitos da entidade, ou seja, o patrimônio bruto, enquanto o Passivo representa as obrigações da entidade. O Passivo identifica as origens dos recursos e o Ativo identifica onde os recursos são aplicados. O Patrimônio Líquido representa o capital próprio da empresa, ou seja, as obrigações da empresa para com os sócios ou acionistas.

As Contas de Resultado registram as variações patrimoniais e englobam as receitas e as despesas, servindo também para determinar o resultado do exercício. As receitas são ingressos de valores provenientes, geralmente, da venda de mercadorias e/ou da prestação de serviços, enquanto que as despesas são gastos efetuados para a entidade manter suas atividades.

Todas as operações ocasionam aumentos e diminuições no ativo, passivo e/ou patrimônio líquido. Esses aumentos e diminuições são efetuados pelos débitos e créditos lançados nas contas. Débito significa aplicação de recursos e Crédito identifica a origem dos recursos aplicados.

As contas são representadas graficamente em duas colunas. As contas do ativo (bens e direitos) e as despesas, por apresentarem saldos devedores, figuram na mesma coluna (esquerda), enquanto as contas do passivo (obrigações), o patrimônio líquido e as receitas, por apresentarem saldos credores, figuram na mesma coluna (direita). A natureza da conta é que irá determinar o lado a ser utilizado para os aumentos e o lado para as diminuições.

O contador deve planejar a estruturação de suas contas, antes de usá-las, criando um conjunto de contas denominado Plano de Contas. Ele destina-se a orientar o registro das operações, oferecendo a vantagem de uniformizar as contas utilizadas em cada registro.

A rápida evolução da economia tem produzido modificações e aperfeiçoamentos na atividade empresarial. Isso exige a criação de novas contas, o cancelamento de algumas e o desdobramento de outras, de maneira que os registros contábeis acompanhem a evolução dos fatos e permitam a constante atualização dos elementos de informação.

Embora se possa sugerir um Plano de Contas, ele será apenas exemplificativo, uma vez que deverá ser feito um Plano para cada caso específico, já que além do tipo de atividade da entidade em organização, será necessário levar em consideração as suas peculiaridades.



Copyright © 2010 AIEC.