1 – Obrigatoriedade de escrituração e elaboração dos demonstrativos contábeis

A importância da Contabilidade para a empresa pode ser comparada ao plano de voo para o piloto. Pilotar uma aeronave, independente do seu tamanho ou dos recursos aeroviários, sem fazer plano de voo, significa assumir o risco de manobras emergenciais, pouso forçado e outras graves consequências que todos sabemos.

Assim como o plano de voo, a Contabilidade oferece aos gestores, ferramenta indispensável, com informação confiável para tomadas de decisões, permitindo ações corretivas, projeções, simulações, bem como análises e conclusões para a correta consecução dos planos de crescimento ou inserção da empresa no cenário do segmento econômico. Essa é a essência da Contabilidade: processo, ferramenta, controles, demonstrações, ou seja, instrumentos de gestão empresarial.

No Brasil, equivocadamente, a escrituração mercantil e as atribuições do contador geralmente são associadas ao pagamento de impostos. Todavia, independente da forma de tributação adotada pela pessoa jurídica, é a contabilidade, por meio das demonstrações, que posiciona o gestor como estão se portando os negócios, qual a rentabilidade, o grau de endividamento, o comportamento das contas a receber e a pagar e a capacidade de solvência. Essas informações antecipam as causas, consequências e alternativas que se dispõem para a correção dos desvios em relação aos planos estabelecidos.

Portanto, é correto afirmar que, quanto mais completo e transparente forem os registros da Contabilidade, mais eficientes serão os diagnósticos, as conclusões, as causas e as soluções propostas.



Copyright © 2010 AIEC.