Após a apuração do montante disponível do lucro, será destacada a proposta dos órgãos da administração da companhia, apresentada aos acionistas (Assembleia Geral), sobre a destinação a ser dada ao Lucro Líquido do Exercício, que é o lucro do período apurado na demonstração do resultado do exercício.

Os órgãos administrativos, da proposta sobre a destinação do lucro apresentado da DLPA, constituem reservas, baseando-se nos estatutos da empresa e na Lei das Sociedades por Ações. Essas reservas originadas do Lucro Líquido do Exercício são denominadas Reservas de Lucros.

5 – Demonstração de Fluxo de Caixa


É a demonstração contábil que indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Também é conhecida como Demonstração do Fluxo do Disponível.

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) tem a finalidade de auxiliar o planejamento financeiro da empresa, antecipando quando a empresa precisará de um financiamento, ou quando a empresa terá, mesmo que temporariamente, sobra de recursos para aplicar no mercado financeiro.

Este demonstrativo possibilita verificar o desempenho financeiro no período e auxilia na elaboração de uma boa projeção do Fluxo de Caixa para o futuro (próxima semana, próximo mês, próximo trimestre, etc.). A comparação do Fluxo Projetado com o real vem indicar as variações que, quase sempre, demonstram as deficiências nas projeções. Estas variações são excelentes subsídios para aperfeiçoamento de novas projeções de Fluxos de Caixa.

Vejamos um exemplo prático de Demonstração de Fluxo de Caixa:

Observe que a DFC permite verificarmos importantes decisões financeiras da empresa, tais como aquisições de imobilizado, amortização e ingresso de empréstimos.



Copyright © 2010 AIEC.