1 - Custo e preço

Nas atividades de Planejamento e Controle os administradores necessitam de informações de custos para avaliar o desempenho da organização, criar alternativas e tomar decisões sobre produtos, preços e orçamentos.

Em linguagem comum, o termo custo é empregado como sinônimo de preço, mas em contabilidade ele deve ser empregado como gasto relativo à aquisição ou produção de um bem ou serviço. Em outras palavras, o preço está relacionado ao valor de saída e o custo está relacionado ao valor de entrada.

O carpinteiro, por exemplo, para fazer uma cadeira, utiliza de cola, madeira, ferro, parafusos, etc. Além disso, a mão de obra do carpinteiro tem um valor que pode ser definido em horas trabalhadas. Logo, o custo dessa cadeira será fixado em função do valor gasto com todos os insumos utilizados, incluindo a mão de obra.

Assim, a soma de todos os gastos realizados para a produção da cadeira é o custo da cadeira. O valor de venda da cadeira será o preço dessa cadeira.

Os custos podem ser classificados como custos do produto e custos do período. O custos dos produtos referem-se aos gastos relativos à sua aquisição ou produção. Os custos do período referem-se aos produtos que foram vendidos, cujo valor de aquisição (ou produção) devem ser confrontados com a receita de vendas.

O custo do período pode ser custo das mercadorias vendidas (CMV) ou custo dos produtos vendidos (CPV).



Copyright © 2009 AIEC..