| 4 - Custo nas
empresas de Serviço As empresas prestadoras de serviços vêm apresentando crescente importância no cenário econômico. Além das atividades tradicionais do ramo financeiro, securitário e lazer, vêm-se desenvolvendo de forma considerável uma ampla gama de novos serviços como: planejamento, administração, sistemas, computação, ensino, saúde, instalações, manutenção, entregas, cobrança e contabilidade, entre outras. Não só a tendência de terceirização, mas também o desenvolvimento tecnológico tem sido responsável pelo crescimento do setor de serviços. Assim, os administradores devem ter uma visão geral de como as empresas de serviço funcionam e como determinam os seus custos, seja para aplicar na gestão dessas empresas ou para negociar e contratar serviços. A atividade de serviços apresenta suas peculiaridades, pois há serviços em que se aplicam materiais e mão de obra, além de equipamentos, instalações, etc. Mas temos outros serviços em que há somente a aplicação de mão de obra. Similarmente, existem serviços que podem ser considerados repetitivos ou contínuos e outros, específicos. Os serviços repetitivos são aqueles que, uma vez definidos, são sempre executados de forma similar, como é o caso de entretenimento, processamento de dados, serviços contábeis, administração de imóveis, fretes, entre outros. Os serviços específicos, por outro lado, exigem estudos e projetos específicos, como é o caso dos serviços de instalações industriais, transportes especiais, determinadas manutenções, consultoria, etc. Veja a seguir, o esquema de serviços repetitivos e específicos:
Em uma empresa que presta serviços, assim se apresenta a Demonstração do Resultado do Exercício:
O custo de um serviço pode ser composto de até três elementos:
Os custos
de materiais devem ser apropriados de acordo com os critérios definidos
para as empresas comerciais (geralmente o custo médio). Os custos
indiretos devem ser rateados por critérios condizentes com o tipo
de serviço. |
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