Resumo

O custo nas empresas comerciais refere-se ao valor pago pelas mercadorias adquiridas. O valor de entrada é considerado para determinação do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), que é uma conta de resultado utilizada para cálculo do lucro bruto do período. O CMV representa a saída de estoque, registrada quando da venda ou determinada no final do período, após levantamento de inventário.

O Custo nas empresas industriais consiste na soma de todos os gastos realizados para a fabricação do produto. Os custos diretos podem ser identificados e quantificados em relação aos produtos, mas os custos indiretos devem ser rateados por um critério de rateio definido pela empresa. Esses custos são convertidos em CPV quando da venda dos produtos. O CPV é deduzido da receita de vendas para determinação do lucro do período.

As empresas de serviço determinam seus custos com base na mão de obra, materiais e outros recursos empregados. O Custo de Serviços Prestados (CSP) deve ser deduzido da receita de serviços para determinação do lucro bruto.

A partir do lucro bruto, as empresas devem deduzir as despesas para cálculo do lucro líquido. As despesas são gastos relacionados às atividades administrativas e financeiras, não possuindo relação direta com o processo produtivo.



Copyright © 2009 AIEC..