Utilizando o Grau de Alavancagem Operacional (GAO) podemos determinar o novo lucro, assim como o percentual de acréscimo esperado no caso de um aumento nas vendas. O impacto no lucro será igual ao GAO multiplicado pelo percentual de aumento nas vendas.

No caso da empresa A, por exemplo, teremos o impacto no lucro = 3,33 x 10% = 33,33%. Com isso, o novo lucro será = lucro atual x (100% + 33,33%), ou seja: R$ 240.000,00 x 1,333 = R$ 320.000,00.

A empresa B terá o impacto no lucro = 5 x 10% = 50%. Com isso, o novo lucro será = lucro atual x (100% + 50%), ou seja: R$ 240.000,00 x 1,5 = R$ 360.000,00.

Observe que podemos projetar o lucro com o GAO sem a necessidade de elaborar a Demonstração de Resultado Projetada.


Vamos fixar o conteúdo?

Resolva então a seguinte questão:

Uma empresa fabrica um produto cujo custo unitário variável é R$ 120,00. Seu Custo Fixo mensal R$ 100.000,00 e o preço de venda do produto é R$ 200,00. Seu volume de vendas atual é de 1.500 unidades. Qual é o seu GAO para esse nível de vendas? Caso ela tenha um aumento de 20% o seu volume de vendas atual, qual será o percentual de aumento do seu lucro? Qual o valor do novo lucro com o aumento de 20% no volume de vendas?



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