1 – Importância da análise dos relatórios contábeis

As atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. Os recursos investidos na empresa pelos proprietários (capital próprio – Patrimônio Líquido) e por terceiros (capital de terceiros – Passivo Exigível) encontram-se aplicados em ativos empregados na produção e/ou comercialização de bens ou na prestação de serviços.

As receitas obtidas com as operações devem ser suficientes para cobrir todos os custos e despesas incorridas e ainda gerar lucros. Paralelamente a esse fluxo econômico de resultados, ocorre uma movimentação de numerário que deve permitir o pagamento dos compromissos assumidos, dividendos e a reinversão da parcela remanescente dos lucros.

O resultado dessas atividades é resumido em demonstrações contábeis, que buscam retratar, em unidades monetárias, a situação da empresa. Essas demonstrações não mostram tudo, não entram em detalhes sobre a situação da entidade, apresentando apenas aquilo que se considera relevante para o bom entendimento das condições do patrimônio e sua avaliação.

As demonstrações contábeis de uma entidade devem ser vistas como um dos mais importantes instrumentos para a tomada de decisões, o que é possibilitado pela sua análise. Elas fornecem, de forma sucinta, uma visão de como andam os negócios da empresa, possibilitando planejar os ajustes necessários, verificar a possibilidade de novos investimentos, decidir quanto à obtenção de financiamento ou à utilização de recursos próprios, quanto ao nível de estoques, à política de crédito e tomar inúmeras outras decisões que orientam tanto o dia a dia como as políticas e diretrizes da empresa.

A análise desse importante conjunto de dados e o seu cruzamento permitem aos diversos usuários das demonstrações contábeis extrair conclusões sobre a saúde econômica e financeira da empresa e, a partir delas, tomar novas decisões, conforme os seus interesses na empresa em análise.


A partir da análise das demonstrações contábeis da Sadia, por exemplo, podemos verificar que decisões financeiras tomadas em 2008, levaram a empresa a perder mais de 700 milhões de reais. Analisaremos esse assunto oportunamente.



Copyright © 2010 AIEC.