Resumo

A contabilidade tem a função básica de fornecer informações que auxiliem o processo de tomada de decisão por pessoas interessadas na situação econômica e financeira da empresa, tais como acionistas, empregados, governo, concorrentes, financiadores etc.

A análise de balanços tem a finalidade de extrair informações das demonstrações financeiras, buscando subsídios que auxiliem no processo de tomada de decisão, identificando sua liquidez, seu nível de endividamento, sua lucratividade e sua rentabilidade. Para isso, o analista utiliza as diversas demonstrações contábeis elaboradas e publicadas pelas empresas: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, entre outras.

O Balanço Patrimonial reflete patrimônio da empresa (bens, direitos e obrigações) em determinada data sem, contudo, explicar o que provocou a diferença dos saldos de um ano para outro. É uma demonstração estática que reflete a situação financeira da empresa (com exceção da conta prejuízos acumulados que é uma conta econômica).

A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo das receitas e despesas incorridas durante o exercício financeiro. É uma demonstração dinâmica, essencialmente econômica que apura o lucro ou prejuízo da entidade.

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados evidencia a distribuição do lucro. Tem a finalidade de realizar a interligação da Demonstração do Resultado do Exercício com o Balanço Patrimonial, uma vez que o lucro apurado na DRE retorna ao BP na forma de dividendos (passivo circulante) ou lucros retidos (patrimônio líquido).

A Demonstração de Fluxo de Caixa indica a evolução das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa ao longo do tempo, de forma a visualizar, a cada momento, a disponibilidade líquida do caixa e verificar se os desembolsos poderão ser efetuados nas datas previstas.

O Relatório da Diretoria deve ser utilizado para avaliar como os decisores da empresa interpretaram o cenário relacionado ao período contábil e como a entidade se posicionou diante do cenário estabelecido. É sempre bom lembrar que a visão da Diretoria será sempre otimista em relação aos resultados e expectativas da empresa.

Embora sejam padronizadas, do ponto de vista legal e contábil, as demonstrações financeiras apresentam formas variadas no que diz respeito ao número de contas e sua denominação, bem como quanto ao grau de detalhamento dos elementos do patrimônio e contas de resultado.

Por essa razão, para que seja possível a análise e comparação com outras entidades, é conveniente colocá-las dentro de modelos previamente definidos, agrupando-se ou desmembrando-se algumas contas.

Além disso, é indispensável fazer a crítica das demonstrações, para identificar e corrigir erros eventualmente cometidos, e também reclassificar algumas contas, para que as demonstrações reflitam adequadamente a realidade da organização.



Copyright © 2010 AIEC.