Resumo

Os indicadores da atividade empresarial, ou seja, da dinâmica dos seus negócios, são elementos indispensáveis ao conhecimento e entendimento da situação da entidade.

A análise conjunta desses indicadores permite identificar as causas de eventuais problemas relacionados com o ciclo operacional e com o ciclo de caixa da organização, e tomar decisões a fim de solucioná-los ou preveni-los ou, ainda, a maximizar a utilização dos recursos e reduzir a dependência de créditos bancários.

Para o estudo destes indicadores, é fundamental estabelecermos a relação entre as contas patrimoniais e as contas de resultado, lembrando que para as contas patrimoniais, devemos utilizar o saldo médio. Para as contas de resultado, basta utilizar o valor constante da DRE, uma vez que esta demonstração é dinâmica, representa o total ocorrido no período.

Alavancagem financeira consiste na possibilidade de aumentar o lucro da empresa com utilização de capital de terceiros. Considerando que a utilização do capital de terceiros é remunerada, essa utilização somente será vantajosa quando o retorno obtido sobre esses recursos for superior ao custo da dívida.

O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) será medido pela relação entre a taxa de retorno sobre o Patrimônio Líquido (TRPL) e a taxa de Retorno sobre o investimento (TRI). Assim, quando o GAF for superior a 1,0, significa que é vantajosa a utilização de capital de terceiros e quando for inferior a 1,0, a empresa estaria pagando pela utilização dos recursos um valor superior ao incremento no lucro.



Copyright © 2010 AIEC.