| Os papéis
e posições sociais também influenciam
fortemente o consumo. A posição de uma pessoa dentro de cada
grupo pode ser definida em termos de papel e posição social.
As pessoas participam de grupos, exercendo diferentes papéis em cada
um (filho, marido, pai, chefe, colega, aluno, vizinho etc.). Um papel
consiste nas atividades que as outras pessoas esperam que um indivíduo
exerça. Alguns exemplos mostram a importância do papel e da
posição social na influência do consumo. Por exemplo,
causa estranheza um empresário que não tem celular e que dirige
um fusca velho. Da mesma forma, acharíamos estranho se, na organização
de uma festa de trabalho, a contribuição financeira dos chefes
fosse menor que a de seus subordinados. Um outro exemplo seria o do uniforme
de doméstica, que embora algumas patroas digam que é melhor
porque não estraga roupa e porque é adequado ao serviço,
por exemplo, por ter um avental, estranharíamos se víssemos
uma dona de casa vestida com uniforme de doméstica. A verdade, é
que o uso do uniforme serve muito mais para deixar claro o papel e a posição
social exercido. |